CAMPANHA MUNDIAL
AVC 2020

Dia Mundial do AVC 2020 foca no risco de AVC e sua prevenção

Exercício para redução do risco

Um AVC pode acontecer com qualquer pessoa, a qualquer hora e em qualquer lugar. 1 em cada 4 (#1in4) de nós terá um AVC ao longo da Vida! Não deixe que seja você! 

O AVC é uma das principais causas de morte e incapacidade em todo o mundo, mas com as atitudes corretas, 90% dos casos podem ser evitados. 
Inscreva-se para participar da Campanha Mundial de AVC virtual no Brasil: contato@redebrasilavc.org.br.

O AVC é a segunda causas de morte no mundo e a primeira causa de incapacidade. E pode acontecer em qualquer um, em qualquer idade, afetando a todos: pacientes, familiares e amigos. A prevenção pode evitar 90% dos casos e o reconhecimento dos sinais de alerta do AVC e o rápido tratamento de urgência em um centro de AVC diminui a chance de sequelas. A cada ano, 13,7 milhões de pessoas tem um AVC no mundo, 5,5 milhões morrem e atualmente, existem 80 milhões de sobreviventes de AVC. Com foco na prevenção do AVC, a campanha de 2020 “Don’t be the One” (“Não Deixe que Seja Você”) visa aumentar a conscientização sobre o risco individual de AVC e equipar ao máximo as pessoas com informações e ferramentas de prevenção que podem salvar vidas.

Informações recentes do estudo Global Burden of Diseases (Carga Global de Doenças) demonstraram que o risco de AVC ao longo da vida é de 1 em cada 4 pessoas. Combinado com os achados do estudo Interstroke que mostraram que cerca de 90% dos AVCs são associados a um pequeno número de fatores de risco facilmente abordados, o impacto potencial da compreensão pública do risco de AVC e da conscientização da prevenção é claro.

O foco deste ano será na atividade física, que tem um grande impacto na redução do risco de AVC. O sedentarismo tem um risco atribuível para o AVC de 36% (explica 36% do risco de AVC) e a atividade física, idealmente 30 minutos por dia, 5 vezes por semana, reduz o risco de AVC.

1 em 4 de nós pode ter um AVC, mas ser ativo ajuda a reduzir o risco. É por isso que estamos pedindo às pessoas para se juntarem ao MoviMento e fazerem parte da maior cadeia mundial de dança pelo Dia Mundial do AVC.

Como juntar-se ao Movimento?

Participe da Cadeia Mundial de Dança

Etapa 1 Mostre-nos seus movimentos mais divertidos! Monte uma sequência de dança com quatro movimentos de dança. Você pode usar o seu próprio passo de dança, inspirar-se na cultura de dança local ou usar os movimentos da nossa campanha para começar.

Etapa 2 Faça um vídeo de sua coreografia de dança em seu celular.

Etapa 3 Compartilhe seu vídeo de dança nas redes sociais marcando três amigos com esta mensagem. Aceitei o desafio de dança @WStrokeCampaign para aumentar a conscientização sobre a prevenção do AVC. Para você @_________ @__________ @________ Comece sua dança com meu último movimento, adicione três seus próprios movimentos e marque 3 amigos ao compartilhar, desafindo-os para que façam o mesmo! #1in4 #JoinTheMovement www.worldstrokecampaign.org

Aqui estão algumas maneiras pelas quais você pode fazer parte da Campanha Mundial de AVC e nos ajudar a aumentar a conscientização sobre o AVC e sua prevenção:

1. Participe da Campanha Nacional de AVC virtual 2020 no Brasil, de 26 a 29/10/20, para termos juntos, uma única voz contra o AVC no nosso país.

2. Use os recursos em nosso kit de ferramentas de campanha para atualizar sua capa de mídia social, rodapés de e-mail e sites. Divulgue as mensagens da campanha nas redes sociais. Compartilharemos todos os materiais para as redes em português.

3. Fale com todos que você conhece para envolvê-los – se você tiver alguns contatos importantes na comunidade, embaixadores da mídia, do esporte, da política, dos negócios, das artes e da mídia social, peça que ajudem a divulgar a mensagem e ainda melhor fazer parte do desafio da Cadeia Mundial de Dança (#1in4 Global Dance Chain Challenge).

4. Indique uma música para colocar na playlist de reprodução da festa de dança do Dia Mundial do AVC (Global Dance Party) que vai ser Mundial no dia 29 de outubro às 8h da manhã (hora do Brasil) no site da WSO.

5. Organize uma festa de dança online ou aula de ginástica, ou junte-se a nós no dia 29 para a festa de dança do Dia Mundial do AVC.

6. Baixe e use o aplicativo móvel Riscômetro de AVC para identificar o risco individual de AVC, uma ferramenta para avaliar o risco de AVC individual e identificar os fatores de risco individuais, além de ajudar a tomar as medidas adequadas para reduzir o risco de AVC. As pessoas serão encorajados a realizar sua própria avaliação de risco e compartilhar o aplicativo nas redes sociais.

7. Use nossas informações para pacientes em nosso Kit de ferramentas de campanha para saber mais sobre os riscos e prevenção de AVC.

8. Participe ou ouça um dos webinars da World Stroke Campaign (https://www.world-stroke.org/world-stroke-day-campaign )

26/10 
Segunda-feira

Abertura da Campanha

16:10

O que é o AVC e como reconhecê-lo

16:20

AVC tem tratamento #AVCNaoFiqueEmCasa

16:40

90% dos casos podem ser prevenidos: quais são os fatores de risco e como prevenir o AVC

17:00

Como conhecer o seu risco: riscômetro de AVC

17:10

AVC e COVID: o que sabemos?
Como prevenir

17:25

Tire suas dúvidas

27/10 
Terça-feira

16:00

Crianças FAST-Heroes – ensinando as crianças a reconhecer os sinais de AVC e chamar o SAMU com historinhas e vídeos

16:45

Oficina de Origami para crianças e população

17:45

Aula de ginástica online – Ação AVC

28/10 
Quarta-feira

16:00

A importância do exercício para a saúde e redução do risco de AVC

16:20

A importância da alimentação para a saúde e para prevenção

16:40

Existe vida após AVC: o papel da reabilitação – Fisioterapia

16:50

Existe vida após AVC: o papel da reabilitação – Fonoterapia

17:00

Aula de dança online para a terceira idade

29/10 
Quinta-feira

Dia Mundial do AVC

10:00

Abertura do Dia Mundial
Cadeia Mundial de Dança no Mundo
Show musical

10:30

Corte o AVC pela metade: programa de prevenção na atenção primária

11:15

World Stroke Campaign na Iberoamerica – principais ações para alertar a população sobre o AVC e sua prevenção

15:15

Associações de pacientes – a importância para a inclusão e o suporte pós AVC 

17:30

Dançando contra o AVC – Apresentação

18:00

Cadeia Mundial de Dança
– A cadeia mundial de dança LATAM
– Concurso melhor cadeia LATAM – FINAL